O filtro de óleo tem a função de impedir que sujeiras passem pelos tubos do motor. Quando está deteriorado, a pressão do óleo dentro do motor diminui, dificultando a lubrificação. O ideal é que seja feita a troca do filtro a cada 5.000km ou 6 meses e sempre feita a troca junto com o óleo do motor.
Algumas aplicações:
FIAT: Palio c/ motores 1.0 MPI Fire 8V e 16V, 1.0 MPI Fire 8V Flex, 1.3 MPI Fire Flex 8V, 1.4 MPI Fire Flex, Weekend c/ motores 1.0 e 1.3 MPI Fire 16V, Siena c/ motores 1.0 MPI Fire 8V e 16V, 1.0 MPI Fire 8V Flex, 1.3 MPI Fire 8V, 1.3 MPI Fire 8V e 16V Flex, 1.4 MPI Fire Flex 8V, 1.4 MPI Fire Tetrafuel, Strada c/ motores 1.3 MPI Fire 8V e 1.4 MPI Fire Flex 8V, Uno c/ motores 1.0 MPI Fire 8V e Flex, 1.3 MPI Fire 8V, Dobló e Fiorino 1.3 MPI Fire 16V, Idea c/ motor 1.4 MPI Fire 8V, Punto c/ motor 1.4 8V Fire Flex;
RENAULT: Clio c/ motor 1.0 8V;
HONDA: Civic c/ motores 1.5 LX, 1.6 8V e 16V EX/EXS, 1.7 16V, 1.8 16V e 2.0 Si, Accord c/ motores 2.0 16V, 2.2 16V, 2.3 16V, 2.7, 3.0 24V, CR-V c/ motores 2.0 16V e 2.4 16V, Fit c/ motor 1.4 8V e 1.5 16V;
HYUNDAI: Atos/Atos Prime c/ motores 1.0i e 1.1i 12V;
KIA MOTORS: Sportage c/ motor 2.0 16V DLX/LX;
MITSUBISHI: Pajero c/ motores 1.8 16V e 2.0 16V (TR4 e Flex), Space Wagon c/ motores 2.0 e 2.4, Grandis c/ motor 2.4i 16V, Airtrek c/ motores 2.0 16V e 2.4 16V; NISSAN: Maxima c/ motor 3.0 V6 24V.